sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Angorá







O gato angorá surgiu na cidade de Ankara, antigamente chamada de Angorá, que fica na Turquia. Essa cidade também é berço de vários outros animais de pêlos longos. Acredita-se que o gato angorá foi domesticado pelos chineses e fazia grande sucesso entre as cortes européias pela sua pelagem e beleza. Uma das maiores curiosidades do gato angorá é o apego demonstrado pelos donos, sendo mesmo comparado ao afeto canino.




De temperamento dócil e amigável, esse espécime pertence a uma das raças mais antigas conhecidas. Seu pêlo comprido e sedoso atrai admiradores por todo o mundo. O gato angorá é naturalmente esbelto, inteligente e brincalhão, possui um pescoço fino e é muito flexível. A coloração mais comum de gato Angorá é a branca – apesar de já existirem outras como cinza azulado e rajado, sendo muito peludo, principalmente, no pescoço, cauda e orelhas.
















Outra curiosidade: a Magali, personagem da Turma da Mônica, tem um gato angorá de nome Mingau.







Os gatos da raça angorá possuem olhos grandes e amendoados, azuis, âmbar ou ímpares (um de cada cor). Curiosamente, gatos brancos têm muito mais incidência de surdez que os demais gatos. Um outro ponto interessante nos gatos angorás está relacionado à escovação. Eles precisam ser escovados todos os dias, mas são muito mais resistentes a doenças de pele do que as outras raças de pêlo longo.




6 comentários:

  1. Olá, tenho 12 anos e quando vi o angorá decidi procurar mais sobre ele. quando crescer, gostaria de ter um, mas queria saber se são caros.

    Att: Luiz Sergio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiz
      você tem razão, os angorás são lindos e os de raça pura podem custar caro, em torno de R$ 500,00. Mas sugiro que você procure uma loja ou uma ONG em que haja doação de gatinhos. Podes encontrar lindos gatinhos e o que é melhor, de graça.
      Abraço

      Excluir
  2. oi esse Gatinho preto que aparece na foto ,tbem é angorá? Pois tenho um bichano muito parecido ,gostaria de saber a raça,obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    é muito difícil definir a raça do gato somente olhando a foto, é preciso ver as características da aparência e do temperamento. Existem muitas raças que tem o pêlo longo assim como também muitas misturas de raças.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Queria saber também! esse gato preto se parece com minha gata. apareceu aqui no quintal da minha casa. Ela é bem peluda e calma. se dá com todo mundo.

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    como disse no comentário anterior, hoje em dia encontramos muitas misturas de raças, principalmente entre gatos que vivem nas ruas. Que bom você ter encontrado uma gatinha "simpática" e calma. Abraço

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer parte da Vitrine!
Você é especial.
Abraço

Follow Me on Pinterest
Related Posts with Thumbnails