Mostrando postagens com marcador gramática. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador gramática. Mostrar todas as postagens

sábado, 16 de abril de 2011

P3n54r !

35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R


COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545


1MPR3551ON4ANT35!


R3P4R3 N155O!


NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL 1C4DO,


M45 N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO


QU453 4UTOM4T1C4M3NT3,


S3M PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO?


POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O!


SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3!


P4R4BÉN5!

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Curiosidade

De aorcdo com uma peqsiusa de uma uinrvesriddae ignlsea,

não ipomtra em qaul odrem as Lteras de uma plravaa etãso,

a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia Lteras

etejasm no lgaur crteo.

O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol,

que vcoêanida pdoe ler sem pobrlmea.

Itso é poqrue nós não lmeos cdaa Ltera isladoa,

mas a plravaa cmoo um tdoo.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Despedida


Estou indo embora. Não há mais lugar para mim. Eu sou o trema. Você pode nunca ter reparado em mim, mas eu estava sempre ali, na Anhangüera, nos aqüíferos, nas lingüiças e seus trocadilhos por mais de quatrocentos e cinqüentas anos.


Mas os tempos mudaram. Inventaram uma tal de reforma ortográfica e eu simplesmente tô fora. Fui expulso pra sempre do dicionário. Seus ingratos! Isso é uma delinqüência de lingüistas grandiloqüentes!...
O resto dos pontos e o alfabeto não me deram o menor apoio... A letra U se disse aliviada porque vou finalmente sair de cima dela. Os dois pontos disseram que eu sou um preguiçoso que trabalha deitado enquanto ele fica em pé.
Até o cedilha foi a favor da minha expulsão, aquele C cagão que fica se passando por S e nunca tem coragem de iniciar uma palavra. E também tem aquele obeso do O e o anoréxico do I. Desesperado, tentei chamar o ponto final pra trabalharmos juntos, fazendo um bico de reticências, mas ele negou, sempre encerrando logo todas as discussões. Será que se deixar um topete moicano posso me passar por aspas?... A verdade é que estou fora de moda. Quem está na moda são os estrangeiros, é o K, o W "Kkk" pra cá, "www" pra lá.


Até o jogo da velha, que ninguém nunca ligou, virou celebridade nesse tal de Twitter, que aliás, deveria se chamar TÜITER. Chega de argüição, mas estejam certos, seus moderninhos: haverá conseqüências! Chega de piadinhas dizendo que estou "tremendo" de medo. Tudo bem, vou-me embora da língua portuguesa. Foi bom enquanto durou. Vou para o alemão, lá eles adoram os tremas. E um dia vocês sentirão saudades. E não vão agüentar!...


Nos vemos nos livros antigos. saio da língua para entrar na história.

Adeus,
Trema
Fonte: internet

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Pecados da escrita

Infelizmente, a nossa Língua Portuguesa é tratada de modo muito descuidado quando se tratam de placas e cartazes comerciais.

Imagine, então, usando o Inglês!



Imagens: internet

sábado, 17 de abril de 2010

Como se escreve?

Dúvidas quanto ao uso de acentos gráficos?

1. Palavras com oo perderam o acento circunflexo.
Veja como ficaram:
enjoo
voo
magoo
perdoo

Nos verbos crer, ler, ver e dar e seus derivados, quando ocorrer ee ( 3ª pessoa do plural no presente do indicativo e do subjuntivo) também não usamos mais os acentos circunflexos.
Veja:
creem
leem
veem
deem
descreem
releem
reveem

sexta-feira, 19 de março de 2010

Qual o certo?

Qual é o certo: Televisão a cores ou
Televisão em cores ?

Pense bem, se dizemos: A televisão é em preto e branco.
O filme é em Português.

Devemos dizer : Televisão em cores.
Ok ?

segunda-feira, 23 de março de 2009

Relembrando ... dicas de Português

Qual é o certo:

a) Ela disse que ficou meio nervosa na hora da prova.
b) Ela disse que ficou meia nervosa na hora da prova.

A palavra "meio" quando significa "um pouco" é um advérbio, portanto é uma palavra invariável, que não tem variações.

Assim, o correto é alternativa "a": Ela disse que ficou meio nervosa na hora da prova.

Também se diz: meio triste, meio apressada, meio tonta ...

Usamos "meia" como medida, aquilo que pode ser dividido em duas partes, como em:

Comi meia barra de chocolate. (mentira, não consigo comer só meia )

Peguei meia garrada de água.

Até mais ...
Follow Me on Pinterest
Related Posts with Thumbnails