domingo, 25 de abril de 2010

Linguagem postural dos cachorros

Sempre é bom conhecer mais sobre algumas posturas dos cachorros.
Veja o que encontrei em www.plugpet.com.br

Normal

Imagem: www.cadecachorro.com/2009/11/caes-da-raca-set...

O cão está relaxado e à vontade com o que a situação, a postura muda um pouco de acordo com a raça, algumas inclinam um pouco as orelhas de forma descontraída, o rabo também fica relaxado, levemente inclinado para baixo, a boca aberta ou fechada, semblante simpático.

Agressivo

Imagem: vipetshop.blogspot.com/
O cão vai tentar parecer o maior, seu pêlo pode ficar ereto, rabo e orelhas também, o focinho fica franzido, mostrando os dentes, a ameaça é real, ele pode efetivamente atacar.


Submisso

O cão está submisso a quem ele exibe essa reação, pode ser uma pessoa ou outro cão. Ele vai tentar lamber o rosto ou na mão e vai rolar a sua volta exibindo sua virilha. Em alguns casos, o cão vai abanar o rabo de uma forma amigável. Nesta posição, o cão quer basicamente mostrar que ele sabe que é mais dominante e, de alguma forma ser amigável com seu chefe/proprietário.

Brincalhão

Imagem: http://www.ultradownloads.com.br/

Esta postura é realmente auto-explicativa. O cão abaixa sua frente e mantém o seu traseiro no ar com o rabo abanando freneticamente, também têm muitas vezes a boca aberta e a língua de fora, ofegante e animado.

Com medo

Imagem: www.obafloripa.org/blog/2009/08/

Agitação, tremores, se escondendo atrás dos móveis ou pessoas, assim o cão demonstra que está com medo. Enfiar o rabo entre as pernas é o sinal mais claro desta postura, às vezes o cachorro chega a urinar sem perceber, não o repreenda neste momento, isso só agravará essa postura.


Saudação ao dono ou outro cão da casa – Seu cão receberá você da como um membro de sua matilha, abanando a cauda no horizontal, pulando e lambendo, ele pode mostrar os dentes num ato que não tem absolutamente nada haver com agressividade, isso é normal.

Um comentário:

  1. Que pena daquele com medo, Silvia. É de cortar o coração, tadinho!
    Bjkas, muitas e boa semana!

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer parte da Vitrine!
Você é especial.
Abraço

Follow Me on Pinterest
Related Posts with Thumbnails