sábado, 21 de novembro de 2009

Sem-noção

Encontrei em em uma revista(http://vocesa.abril.com.br/desenvolva-sua-carreira/materia/manual-sem-nocao-511755.shtml) algumas situações típicas deconstrangimento no ambiente de trabalho provocadas pelo tradicional "chato, mala,inconveniente, folgado, ou sem-noção" relacionadas no livro Sem Noção – 100 Lições Bem-Humoradas para Não Dar Vexame e Saber o que Fazer Quando Alguém Passar dos Limites de Ligia Marques e Paulo Faiock.
São situações conhecidas que aborrecem e atrapalham as relações sociais e das quais ninguém fica imune.
Veja alguns comportamentos característicos e procure evitá-los para não ser conhecido como "fora da casinha, tosco, espaçoso" e outros adjetivos nada carinhosos.


COMER NA MESA DE TRABALHO
O sem-noção não se contenta em comer na mesa de trabalho. O que ele come é que faz a diferença: “Vai uma mexerica? Tá docinha...”. Se você trabalha no mesmo ambiente do sem-noção esfomeado, peça a ele que vá ao refeitório. “Explique que o cheiro desse tipo de comida é bastante forte e permanece no ambiente durante toda a tarde e que, se um cliente entrar na sala no momento em que ele estiver comendo uma pizza, provavelmente, terá uma péssima impressão da empresa e dele.” É a dica.


O SEM-NOÇÃO QUE FAZ ENCOMENDAS PARA QUEM VAI VIAJAR
“Já que está indo para os Estados Unidos, pode me trazer um laptop?” Na maioria das vezes, a pessoa que vai viajar se sente constrangida em dizer “não” e acaba trazendo o que foi pedido. Se você for a vítima, diga que está viajando a trabalho e, infelizmente, não terá tempo de sair para fazer compras. E não faça você o papel de sem-noção — não peça nada a quem for viajar!

BANCAR O PROFESSOR
Este é, de acordo com o livro, um tipo de sem-noção mais intelectualizado, que utiliza um vocabulário incompreensível. Perguntas inocentes, como “Você gosta de churrasco?”, podem render horas de explanação sobre o assunto. O sem-noção do tipo professor irá descrever os vários churrascos existentes em cada continente, todo o processo de extração do carvão, o sistema de trabalho desumano a que os mineiros são submetidos, os cortes de carne mais adequados para cada tipo de churrasqueira, a temperatura adequada da brasa... E você sairá da conversa sem saber a resposta da pergunta que você fez: se ele gosta ou não de churrasco.

USAR CAMISA DE TIME NA SEGUNDA-FEIRA
Domingo teve final de campeonato e depois de anos o time do sem-noção ganhou e ele quer compartilhar essa alegria com o mundo todo. “Esse é o traje típico do sem-noção para uma segunda-feira pós-campeonato de futebol.” Com todo tato, comente com seu colega de trabalho a respeito disso e o ajude a se vestir adequadamente para o ambiente profissional.


SÓ FALAR DE SI PRÓPRIO
É a pessoa que responde quando você só pergunta por educação “Como vai?”. Ou que passa o dia contando como os filhos são lindos, inteligentes, os cursos que faz, as novidades que aprendeu na cozinha. “Nunca pergunte nada a essa espécie de sem-noção porque, mesmo sem perguntar, você já será informado de tudo.”

NÃO CONFIRMAR A PRESENÇA EM EVENTOS
O sem-noção fica contente com o convite, mas não faz a mínima ideia do que significa a sigla R.S.V.P (respondez sil vou plait. Em francês, responda for favor). Lembre-se que as pessoas que organizam um evento gostam de saber quem estará presente e não adianta telefonar um dia antes da data marcada. Procure ligar assim que receber o convite.

COLOCAR CONVITE DE CASAMENTO, ANIVERSÁRIO OU OUTRO EVENTO NO QUADRO DE AVISOS DA EMPRESA
Mais uma das atitudes do sem-noção. Quando vir algum convite colocado no quadro de avisos, não se sinta convidado. Se a pessoa realmente quisesse a sua presença, teria lhe dado um convite nominal. E, para não ser protagonista dessa ação, lembre que convite é para ser entregue a pessoas que queremos que estejam presentes no nosso evento e, de preferência, entregues em mãos. Se não der, mande pelo correio, por email, mas ligue confirmando o recebimeno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por fazer parte da Vitrine!
Você é especial.
Abraço

Related Posts with Thumbnails